Serviços Psicologia

Consulta Infanto-Juvenil e Aconselhamento Parental

A psicoterapia é o atendimento realizado por um psicólogo com a finalidade de tratar questões pessoais tais como dificuldades emocionais, comportamentais, cognitivas e etc. É um processo que permite resultados empiricamente comprovados em diversas problemáticas que podem causar sofrimento e dificuldade no funcionamento adequado do dia-a-dia.

A Terapia cognitivo comportamental é uma abordagem mais específica, breve e focada no problema atual do paciente. Neste enfoque teórico o cliente aprende que a distinguir pensamentos, sentimentos e a própria realidade, tornando-se mais consciente da influência destes sobre seus comportamentos. A infância e a adolescência são períodos de vulnerabilidade, porque suas personalidades não estão completamente formadas. Esta abordagem adaptada a este período do desenvolvimento, além de apresentar efeitos interventivos, tem função preventiva.

Assim o atendimento infanto-juvenil e o aconselhamento parental pretendem auxiliar nos problemas e dificuldades que podem surgir ao longo do desenvolvimento socioemocional da criança e adolescente, reforçando competências, compreendendo a base de algumas dificuldades e potencializando o papel parental.

Avaliação e Intervenção

A avaliação psicopedagógica fundamenta decisões para prevenção e solução de possíveis dificuldades de aprendizagem, permite chegar a um diagnóstico e compreender as complexidades da criança ou jovem, não tendo um resultado estático. Constituirá o ponto de partida para a intervenção, onde será elaborado um plano específico para cada criança ou jovem em acompanhamento, atendendo à especificidade das dificuldades de cada um.

A avaliação psicológica é um amplo processo de investigação, no qual se procura conhecer o indivíduo avaliado e determinar sua demanda, com o intuito de estabelecer os objetivos das sessões de forma apropriada. A avaliação psicológica refere-se a coleta e interpretação de dados obtidos por um conjunto de procedimentos sistemáticos, tendo por objetivo descrever características e processos psicológicos do sujeito avaliado.

A avaliação neuropsicológica é um procedimento que tem por objetivo investigar as funções cognitivas e práticas dos pacientes, buscando elucidar os distúrbios e alterações cognitivas específicas. A avaliação neuropsicológica busca investigar quais as funções cognitivas estão preservadas e as quais estão comprometidas.

Psicoterapia em Grupo

A psicoterapia em grupo é uma forma de terapia em que um grupo de indivíduos selecionados se reúne regularmente com um propósito terapêutico, com o objetivo de potencializar o crescimento pessoal e a capacidade de resolução de problemas. A terapia em grupo auxilia na melhor compreensão e aceitação de si mesmo, aumentando as competências interpessoais, cognitivas e comportamentais para lidar com problemas. Os indivíduos estabelecem múltiplas relações que os ajudam no crescimento e resolução dos problemas, o grupo estimula a persistência do sujeito com o reconhecimento de não estar sozinho, aumenta o conhecimento e compreensão do problema em comum, além de melhorar a capacidade de comunicação. A terapia em grupo proporciona um sentimento de pertença, aceitação e aprovação.